Está aí um assunto que gera muita discussão e dúvidas, decidi então esclarecer de acordo com o meu entendimento do assunto, espero ser claro e objetivo.
Gostaria de deixar claro que não tenho intuito de elevar uma técnica e rebaixar a outra, embora o título possa dar esta impressão, são técnicas distintas, seu uso ou desuso acontece de acordo com o gosto do intérprete.
Primeiramente devemos pensar na origem da palavra FALSETE, que vem do italiano falsetto, que significa falso tom ou falsa nota, daí já temos um clique: é a técnica em que emitimos notas que não fazem parte da tessitura natural do cantor, pois apenas metade das pregas vocais vibram e a outra metade se fecha (daí o som cansado uma vez que o ar não sai com naturalidade), é por isso que os cantores iniciantes só conseguem emitir notas agudas utilizando o falsete e após adquirirem experiência cantam naturalmente sem recorrer a ele, a menos que deseje utilizá-lo em dado momento, até porque não podemos desconsiderar a beleza de tal técnica.
Há uma pequena desvantagem em cantar falseteando: quando se acostuma demais com a técnica, pode se tornar um vício e fica difícil cantar as mesmas notas em voz natural, o que pode deixar a impressão de uma voz fraca e cansada pela grande vazagem de ar. No canto tudo deve ser moderado.
Já o HEAD VOICE ou a VOZ DE CABEÇA, deve ser pensado como um registro vocal, que se liga perfeitamente ao chest voice (ou voz de peito) sem quebra de passagem de registro. É notavelmente diferente do falsete uma vez que o som permanece forte. Quando um cantor consegue construir sua voz de maneira a passar da voz de peito para voz de cabeça sem o intermédio do falsete, torna-se uma voz cheia do começo ao fim da extensão.
É importante ressaltar que, é impossível emitir falsete em voz de cabeça, uma vez que a prega vocal fica muito tensionada, e no falsete a prega vocal vibra apenas pela metade.
Na voz masculina fica fácil diferenciar falsete e voz de cabeça uma vez que para o homem não é comum cantar na ressonância aguda, então ao utilizá-la da até um susto, é realmente impressionante*. Já a voz feminina é naturalmente aguda, e fisiologicamente diz-se que a mulher não emite falsete, portanto consideramos falsete quando a mulher não imposta a voz em notas agudas ou quando utiliza a técnica Whisper (voz de sussurro).
Como diferenciar auditivamente os dois?
- Falsete, como já foi dito, trata-se de notas falsas, e isto fica evidente quando percebemos que ao passar da voz de peito para falsete: o som fica perceptivelmente mais fraco, há uma grande vazagem de ar e há um quebra de passagem que fica horrorosa se não treinarmos nossa voz;
- Head Voice, tem uma passagem de registro perfeita;
- O som do falsete é naturalmente fraco e cheio de ar;
- Head Voice tem um som cheio e forte, pois trata-se de voz plena.
O que fica é que são técnicas distintas, são aplicadas de maneiras distintas, quer saber como encontrar cada uma na sua voz? Faça aula de técnica vocal e utilize moderadamente de uma maneira contextualizada a interpretação da música, um cantor deve sempre procurar agradar os ouvidos daqueles que o ouve.
Espero ter esclarecido, qualquer dúvida comente aqui em baixo.
Deus os abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, espero que você tenha gostado dessa postagem !!!
Seu comentário passará pelo moderador.