Normalmente, quando falamos em canto e técnica vocal, pensamos apenas em agudos, gritos e coisas altas em geral, por exemplo, se citarmos o nome Mariah Carey, só nos vem em mente aqueles Whistles dela (vídeo1), mas ninguém fala nos graves maravilhosos que ela emite (vídeo2). É justamente por não falarmos muito em graves, que nos deparamos constantemente com cantores que cantam bem nos agudos, mas ao descer um pouquinho começam a derrapar nos médios e graves, às vezes até alcançando as notas, mas desagradando aos ouvintes. Para emitir graves tem que fazer com propriedade. Para subir, gritar, “beltar” e “falsetear” a gente estuda até nos cansarmos das escalas, para graves a perseverança deve ser a mesma.
Não sou perito em graves, normalmente prefiro não me arriscar em notas baixas uma vez que sou tenor, mas vou dar algumas dicas sobre como emitir notas graves, de uma forma simples (iniciante).
- A técnica básica para graves no canto popular é o FALSETE GRAVE. O segredo é deixar a voz ir descendo com a laringe bem relaxada, sem forçar a musculatura em absolutamente nada, a impressão que temos é que conforme fica mais grave sai mais ar do que som em si (é assim mesmo);
- É essencial que a boca fique ovalada e que haja uma sensação de vibração no peito, para manter o som bem fechado e sombrio como é o ideal do grave;
- Outra coisa importante é não ir abaixando a cabeça como normalmente fazemos, mas manter o pescoço reto e principalmente sem tensionar a musculatura;
- Com o tempo você vai acostumar e conseguira dar mais potência aos seus graves, mas no começo é só a beleza do som soproso que deve ser buscada.
Se observarmos a Yolanda Adams cantando (video3 em 1:26), perceberemos que ao emitir notas graves ela abre bastante a boca, então apesar dos agudos potentes e fantásticos ela adquire um grave envolvente e volumoso. Vamos voltar a citar Mariah Carey, perceba que as notas graves dela são cansadas e soprosas, isto é o falsete grave, outro exemplo legal é o Luther Vandross (video4 em 6:10), que apesar de ser famoso pelos agudos, faz um falsete grave inigualável quando emite notas baixas. Note que estes cantores mudam muito as características da voz quando emitem, é assim mesmo, nossa mania de manter a mesma construção de voz do médio para o grave faz a voz soar estranho.
ATENÇÃO: nada aqui é via de regra, cada voz se comporta de maneira diferente dentro de cada técnica, por isso a importância de fazer aula com um professor bem preparado para instruí-lo, estou apenas dando dicas de como emitir graves de forma simples e segura, mas você pode buscar formas saudáveis que se encaixem melhor a sua voz.
Há outros estudos relacionados a voz grave, mas este aqui é mais interessante para começo de conversa e mais ideal para canto popular.
Espero que seja útil, que Deus os abençoe...